Harmonizar x Caracterizar

O que significa essa frase que tanto está em alta?

Vamos ao dicionário :

Harmonizar : Combinar elementos, sensação de agradável, de prazer

Caracterizar : Evidenciar, destacar o caráter, vestir-se com fantasia

Podemos caracterizar ou harmonizar a nossa imagem.

E vamos ter elementos visuais em nossa aparência para compor a mensagem que queremos emitir.

Não estou falando sobre preferência ou sobre o mais bonito ou o mais feio, se trata de técnica, inclusive utilizada nos FILMES pelos ARTISTAS e PROFISSIONAIS QUE TRABALHEM COM A IMAGEM, a depender da mensagem que se quer transmitir.

Vamos analisar tecnicamente o que harmoniza e o que caracteriza.

Na foto 1 temos a Lady Gaga , no filme “NASCE UMA ESTRELA”, ela está com a sua aparência natural valorizada , ela respeita o seu contraste natural de cabelo e pele , e está em harmonia.

Na  foto 2 ela pintou o cabelo, mas manteve a sobrancelha escura, ela quer chamar atenção e se caracterizar, se destacar, mantendo o destaque que ela trabalha na carreira profissional, ou seja, a caracterização é justificada pelo desejo de imagem.

já abaixo temos a minha foto, e por que a minha foto?

Eu trouxe a minha foto, para mostrar que é muito comum, estarmos nos caracterizando e possivelmente pensando que é harmonia.

Mudamos a cor do cabelo sem ter conhecimento do que estamos mudando em nossa imagem, mudando a mensagem que gostaríamos de emitir sobre nós mesmas, ou seja, a imagem não está me representando.

Eu havia RASPADO meu cabelo por 6 meses e a minha motivação EM FICAR LOIRA foi :

FAZER O QUE NUNCA TIVE CORAGEM DE FAZER, e quem sabe ficasse legal.

Afinal  para quem raspou, deixar loiro era fichinha.

E eu não estava preocupada com a minha imagem, não sabia sobre harmonia ou caracterização.

E eu  DESCOLORI, e qual foi a  minha impressão?

Que realmente não parecia natural, que não parecia que eu nasci loira.

E por que?

Porque a minha beleza natural tem um contraste médio, e a cor que eu descolori,  acabou com o meu contraste, pele e cabelo ficaram iguais, gerando a impressão de artificial,e como consequência fiquei caracterizada , destacando a sobrancelha.

Não houve HARMONIA.

Eu poderia ter clareado um pouco,até dois pontos da cor da raiz , mas não tanto, assim eu manteria meu contraste natural.

Isso no meu caso, pelas minhas características.

Já uma pessoa que naturalmente tenha um baixo contraste, ele pode perder todo o contraste  e apagá-la ou se ela escurecer muito gerar também a caracterização.

Podemos errar na temperatura da cor e na coloração propriamente dita, e assim ficarmos frustradas.

A análise de coloração  e de cores e formas vai te ajudar nisso, irei estudar o seu caso individualmente e analisar qual a sua proposta de imagem e o que mais se encaixa dentro do que você precisa.

Somos diferentes, somos únicas, temos diferença de contraste, pele, olhos e estou aqui para te ajudar a ter a sua melhor imagem.

Essa foto foi tirada depois que escureci do loiro.

Atualmente meu cabelo está COM O CONTRASTE AJUSTADO  levemente iluminado nas pontas com o subtom quente, e a raiz está apenas  com 2 pontos  mais claro do natural.